Depoimentos

BISA na visão de especialistas e lideranças que participaram do Benchmarking Brasil ao longo de sua existência

Iniciativas como o programa Benchmarking Brasil desempenham um papel importante na medida em que contribuem para estimular e divulgar práticas de consumo e produção sustentáveis das quais nosso futuro depende.

Claudia
Claudia Melim-McLeod

Consultora Senior Internacional, Noruega

A adesão da sua empresa à plataforma BISA garantirá a participação em uma nova geração de lideranças comprometidas com a sustentabilidade no mundo dos negócios.

André
André Medici

Economista Internacional, USA

O programa Benchmarking Brasil (BISA) é uma grande oportunidade para mostrar o que o Brasil tem de melhor na área de sustentabilidade. Há muitos anos vem contribuindo para posicionar nossas empresas em direção a um modelo de capitalismo mais voltado aos stakeholders.

Denise
Denise Curi

Mentora de Negócios Sustentáveis, Portugal

Conheço e participo da plataforma BISA há quase 2 décadas. Trabalho sério, minucioso e reconhecido. Para mim é uma honra estar junto nesse time da sustentabilidade.

Gilberto
Gilberto Natalini

Médico ambientalista e ativista nas causas da Saúde, Qualidade de Vida, Direitos Humanos e Meio Ambiente, Brasil

O Programa Benchmarking (BISA), além de metodologicamente certificado, é um mapa que facilita a análise da informação, da composição de dados, da comunicação e do desempenho de gestão. É uma oportunidade ímpar para auxiliar o exercício de lideranças públicas e empresariais.

Claudio
Claudio Andrade

Especialista em comunicação e sustentabilidade. Professor e consultor organizacional atuando em pequenas médias e grandes empresas.

Mais do que nunca, o período em que vivemos nos obriga a adotar uma postura sustentável em todas as esferas de nossa atuação, principalmente na profissional e corporativa-institucional. Por isso, o programa Benchmarking Brasil se faz tão relevante ao apresentar caminhos muitas vezes inovadores que apontam para soluções eficazes e viáveis.

Clovis
Clovis Castelo Junior

Professor de pós-graduação da Fundação Getulio Vargas/SP, do Centro Universitário SENAC/SP e membro do Conselho Editorial da Revista da FATEC/PR – Faculdade de Tecnologia de Curitiba.

Considerando os desafios econômicos, sociais e ambientais que temos pela frente, é preciso pensar o futuro pautado nos princípios da sustentabilidade. E aí entra o Programa Benchmarking Brasil (BISA), como potente instrumento transformador, motivando e chancelando práticas alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Elisangela
Elisangela Ronconi

Docente tempo integral do curso de engenharia ambiental e sanitária das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e editora chefe da Revista INOVAE – Journal of Engineering, Architecture and Technology Innovation.

Compreender que a sustentabilidade na prática empresarial não é um modismo, mas uma condição para a sobrevivência do negócio e da humanidade, é fundamental para mudanças de comportamento. E na Plataforma BISA temos centenas de casos de sucesso da prática empresarial alinhada a essa visão de futuro que a sustentabilidade nos aponta.

Ely
Ely Dirani

Professor Associado da PUC-SP desde 1995 e também da Escola de Negócios Germinare desde 2018

O Programa Benchmarking Brasil tem contribuído expressivamente para a melhoria contínua da gestão socioambiental corporativa, notadamente por conferir credibilidade, transparência e imparcialidade a todo o processo de reconhecimento das práticas que de fato tem potencial de serem replicadas em toda a sociedade brasileira.

Fabricio
Fabricio Soler

Consultor da ONU/UNIDO, da Confederação Nacional das Indústrias e do Banco Mundial para estudos em resíduos sólidos

O Programa Benchmarking representa, hoje, um marco e uma importante ferramenta para as organizações desenvolverem o seu papel como agente de mudança e de melhoria da qualidade de vida social, econômica e ambiental da sociedade.

Fernando
Fernando Codelo

Consultor e auditor lead assessor em Sistema de Gestão da Qualidade e Sistema de Gestão Ambiental, Auditoria Hospitalar, due diligence, e Auditor de controles internos, produtos e processos, e Auditoria de Requisitos Legais

O Programa Benchmarking Brasil é um destes marcos impulsionadores de avanços para a sustentabilidade e mais um exemplo da importância do Brasil para o mundo.

Fernando
Fernando Miguel Seabra

Professor do ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa

O Planeta já existe há bilhões de anos e vai durar muitos mais; É nossa sobrevivência, como seres humanos, organizações e sociedade, que está em questão. O caminho passa por mapear os impactos que geramos e alinhar as estratégias aos princípios, diretrizes e melhores práticas da sustentabilidade, e as melhores ferramentas para isso estão na Plataforma BISA – Benchmarking Inteligência Sustentável.

Francisco
Francisco Biazini

Proprietário da Rederesíduos Inovações para Economia Circular, certificada entre as melhores práticas socioambientais no Programa Benchmarking Brasil, edição 2014. Participa em projetos apoiados pela Fapesp (PIPE 2, PIPE 3, Cidades Inteligentes), FINEP, CNPq, SebraeTec, BNDES, GVCes, Apex, Endeavour, entre outros

As boas práticas empresariais são excelentes ferramentas da sustentabilidade, e a ética nos negócios a espinha dorsal do processo. Não existe sustentabilidade sem ética. Fiel a essa premissa, a plataforma BISA dá sua valiosa contribuição certificando e compartilhando as melhores práticas empresariais.

Germano
Germano Julio Badi

Coordenador do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade-GEES e membro do Grupo de Excelência em Empreendedorismo e Inovação do CRASP. Membro associado à Globethics-Net (Suíça) e Carnegie Council (USA)

O Programa Benchmarking Brasil representa um marco na promoção do que existe de melhor no campo da sustentabilidade. A seriedade e a competência dos seus organizadores permite que esta vitrine contribua a que tantos outros possam aprender e se inspirar. Sustentabilidade é um conceito a ser aplicado coletivamente. O Programa Benchmarking Brasil constrói esta coletividade.

Ismael
Ismael Rocha

Vice-Presidente do Conselho da World Vision Brazil e Conselheiro da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Mentor de startups

É muito claro que a Sustentabilidade evolui de Tendência a Regras há algum tempo. E o Programa Benchmarking é uma prova desta consciência no mundo empresarial que mostra o nascimento das Boas Práticas Sustentáveis, nos dando a oportunidade para a multiplicação deste conhecimento.

Jamile
Jamile Balaguer

Especialista em Estratégia ESG e Economia Circular. É proprietária da Biocicla

As boas práticas do ESG devem estar no DNA dos processos corporativos, independente do porte da corporação. A plataforma BISA com uma base de conhecimento de 20 anos de enriquecimento por meio do Benchmarking Brasil, auxiliará à gestão e as lideranças, a alcançarem a maturidade necessária.

José
José Luiz Romero Brito

Empreendedor da CIS | Cidades Inteligentes e Sustentáveis, oferecendo produtos e serviços de eficiência energética e energias renováveis

O Programa Benchmarking Brasil tem através dos anos apregoado e promovido os princípios da gestão ambiental integrada e da responsabilidade compartilhada, além de reunir e apresentar as melhores práticas fundamentadas nos pilares da Sustentabilidade, essenciais para a transição rumo à uma Economia Verde.

José
José Valverde

Secretário Executivo da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como do Conselho Estadual de Segurança Alimentar de São Paulo. É também Coordenador Executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura e meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo

Cases inovadores de excelência social, ambiental e econômico colocados em prática pelas industrias são referências que devem ser compartilhados com toda a sociedade. Este é o trabalho do Benchmarking Brasil que agora chama-se BISA (Benchmarking Inteligência Sustentável) que eu parabenizo e tenho a honra de participar.

Julio
Julio Tocalino

Jornalista, Quimico e Empreendedor e pioneiro nos temas e eventos ligados aoMeio Ambiente Industrial

O Bechmarking Brasil (BISA) tem ajudado as empresas por 2 décadas a trilharem pelos caminhos da sustentabilidade. Muitas metodologias ajudaram nesta caminhada, sendo o ESG o mais recente e inovador neste sentido, pois assegura a perenidade e a lucratividade da empresa alinhados aos princípios e diretrizes da sustentabilidade.

Marcelo
Marcelo Leme

CEO & Founder da Moraes Leme Consultoria, e Vice-Presidente do Jurídico Internacional/Governança Corporativa/Compliance da Câmara Brasil México

Se o nosso futuro comum será resultado das nossas práticas presentes, então que sejam as melhores que o conhecimento humano for capaz de desenvolver. É nessa direção que o Benchmarking Inteligência Sustentável – BISA se coloca com sua metodologia de seleção e certificação das melhores práticas ESG.

Marilena
Marilena Lino A. Lavorato

Consultora, conferencista, autora de artigos e livros, e Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável - ABRAPS

O Programa Benchmarking Brasil contribui como ferramenta de gestão para melhoria contínua na gestão responsável, onde as boas práticas e experiências são compartilhadas, com benefícios para as empresas, sociedade e meio ambiente.

Mona
Mona Chamma

Sócia Consultora na MKS VIDA Consultoria em Responsabilidade Social e Saúde, e Membro do Conselho da ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida

Ensinar pelo exemplo é a forma mais eficiente de disseminação prática do conhecimento e a Plataforma BISA, traz centenas de exemplos que demonstram na prática que é possível ser socialmente justo, ambientalmente correto e economicamente viável. Na década da ação, não há outro verbo a ser considerado a não ser AGIR.

Ricardo
Ricardo Oliani

Professor nas disciplinas Educação para Sustentabilidade e Governança Corporativa e Fundador e Diretor da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável – ABRAPS

A Sustentabilidade é a capacidade de produzir crescimento econômico com equilíbrio, harmonia e justiça social, mas isso não pode ser feito sem Generosidade, a qualidade de ser nobre, altruísta, de acrescentar algo ao próximo. Na minha opinião, Generosidade é o quarto elemento do tripple bottom line e o BISA – ao aproximar generosamente as partes – incentiva esta possibilidade.

Rogério
Rogério Ruschel

Diretor Editorial da Essential Idea Publishers; Editor e/ou autor de 28 estudos e pesquisas em sustentabilidade

O caminho para o ESG passa por relacionar-se com especialistas e troca de experiências, trajetória facilitada pela adesão de sua empresa à plataforma BISA.

Rosângela
Rosângela Melatto

Consultora e ministra treinamentos no Brasil e Estados Unidos nas áreas de gerenciamento, planejamento, reputação corporativa e sustentabilidade. É também a Presidente da Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável – ABRAPS

BISA é um instrumento poderoso, pois permite aos gestores das empresas de diversos segmentos compararem suas práticas com o que está sendo feito pelas demais. Não é um campeonato, mas sim uma troca de experiências destinada a potencializar acertos. Porque mais importante que apontar erros é apontar caminhos melhores.

Rosenildo
Rosenildo Gomes Ferreira

Jornalista atuante em empreendedorismo sustentável e Programas de Equidade, e. Fundador e Editor do Portal de notícias 1 Papo Reto

O Programa Benchmarking Brasil reúne e reconhece as melhores práticas de promoção do desenvolvimento sustentável em todo o Brasil, enquanto a Plataforma BISA – Benchmarking Inteligência Sustentável realiza com eficiência a gestão dessas práticas.

Silvia
Silvia Naccache

Empreendedora Social, Palestrante e Consultora na área de Voluntariado, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Terceiro Setor

Numa época de tantas incertezas, num mercado globalizado, que exige, cada vez mais, rapidez e eficiências ambiental, econômica e social, as boas práticas devem ser cultivadas e incentivadas. O trabalho do Benchmarking Brasil tem sido justamente o de alimentar essa engrenagem empresarial com grande potencial transformador.

Sofia
Sofia Jucon

Jornalista especializada em Meio Ambiente e Sustentabilidade; editora do Canal Ecowords; redatora da revista Meio Ambiente Industrial, e conselheira do Cosema (Conselho Superior de Meio Ambiente) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)

A participação efetiva do setor privado é fundamental na construção de uma economia mundial sustentável por meio de uma sociedade mais justa e de um planeta mais saudável. O Programa Benchmarking é importante porque seleciona e reconhece as empresas que produzem soluções práticas para esses problemas contemporâneos, incentivando situações de ganho para todas as partes.

Sonia
Sonia Bruck

Sócia-diretora da Portfolio Consultoria, atua nas áreas de sustentabilidade, negócios sociais e investimento social privado. Faz parte do Conselho Diretor da Aldeias Infantis SOS Brasil e é consultora de ESG da SP Ventures

bla bla bla

Mariana/
Mariana

Entre em contato

Se ainda tiver alguma dúvida, fique a vontade para nos contatar que retornaremos assim que possível.

BISA, a plataforma que revoluciona a gestão das boas práticas nas organizações