Maria Cecilia Coutinho de Arruda

Presidente da Associação Latino-americana de Ética, Negócios e Economia. Membro do Comitê Executivo da ISBEE – International Society of Business, Economics, and Ethics.

Nosso desafio hoje não é apenas solucionar uma crise econômica, encontrar o equilíbrio do meio ambiente ou buscar uma sociedade mais justa. Trata-se de algo mais profundo, ou seja, transformar toda uma civilização, tomando como base valores morais que foram perdidos. A ética vale a pena!” – Maria Cecília Coutinho de Arruda

Maria Cecília Coutinho de Arruda é Professora Universitária (aposentada – 25 anos na GVeaesp), Presidente da ALENE – Associação Latino-americana de Ética, Negócios e Economia. Membro do Comitê Executivo da ISBEE – International Society of Business, Economics, and Ethics, Membro do Conselho Editorial do African Journal of Business Ethics. Atuou em equipes de Governo, nas Pastas da Saúde, Defesa do Consumidor e Fazenda. Autora de livros e artigos nas áreas Ética, Governança, e Sustentabilidade. 

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (1981), doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração da USP (1986) e pós-doutorado em Ética e Propaganda na City University of New York, USA (1987).

Aposentou-se como Professora Adjunta da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – SP. É a atual presidente da ALENE- Asociación Latinoamericana de Ética Negocios y Economia, membro do conselho consultivo da RGSA – Revista de Gestão SocioAmbiental, membro do Conselho Editorial da Revista African Journal of Business Ethics, membro do Conselho de Ética da ABAP ? Associação Brasileira de Agências de Publicidade, membro do corpo de consultores da Universidade Norte do Paraná e membro do Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade do Conselho Regional de Administração – São Paulo, membro do GEGE – Grupo de Estudos de Governança e Ética (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), membro do Comitê Científico do Programa Benchmarking Brasil, membro do Comitê Científico Internacional do IV Simposio Internacional de Responsabilidad Social de Las Organizaciones (SIRSO).

Colaborou com avaliação de trabalhos para a ALENE; ANPAD; AOM – Academy of Management; BALAS ? Business Association of Latin American Studies; ENGEMA – Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente; ISBEE – International Society of Business, Economics, and Ethics; SBE – Society for Business Ethics; CONVIBRA, UNOPAR – Universidade do Norte do Paraná; FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; MackPesquisa ? Instituto Presbiteriano Mackenzie; BAR – Brazilian Administration Review; JCC – The Journal of Corporate Citizenship; JIM – Journal of International Management; LABR ? Latin American Business Review; RAC – Revista de Administração Contemporânea; RAE – Revista de Administração de Empresas; RAUSP ? Revista de Administração da Universidade de São Paulo; RCAD – Revista de Ciências da Administração da Universidade de Santa Catarina; Revista E&G – Economia e Gestão da PUC Minas; Revista Gerenciais da UNINOVE.

Coordenou e participou da organização de Congressos Internacionais da ISBEE – International Society of Business, Economics, and Ethics (Brasil, Austrália, África do Sul, China); ALENE ? Asociación Latinoamericana de Ética, Negocios y Economia (Brasil, Argentina, México, Chile, Perú, Colombia). Atuou como economista em equipes de Secretários do Governo do Estado de São Paulo, nas Pastas da Saúde, Defesa do Consumidor e Fazenda, onde também atuou como agente fiscal.

Tem usado sua experiência em pesquisa, treinamento e consultoria na área de Administração, com ênfase em Ética, Compliance, Responsabilidade e Sustentabilidade nas Organizações, Gestão de Pessoas, Marketing, Negócios Internacionais.

Saiba Mais:

Maria Cecilia Arruda | LinkedIn

http://lattes.cnpq.br/5867562571078175

Entre em contato

Se ainda tiver alguma dúvida, fique a vontade para nos contatar que retornaremos assim que possível.

BISA, a plataforma que revoluciona a gestão das boas práticas nas organizações