José Valverde

Mestre em Direito Ambiental e Professor Universitário. Como Secretário Parlamentar, foi o responsável técnico pela elaboração da Política Nacional de Resíduos Sólidos

O Programa Benchmarking Brasil tem através dos anos apregoado e promovido os princípios da gestão ambiental integrada e da responsabilidade compartilhada, além de reunir e apresentar as melhores práticas fundamentadas nos pilares da Sustentabilidade, essenciais para a transição rumo à uma Economia Verde.” – José Valverde

José Valverde é Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE – 2004), Pós-graduado: Especialista em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP – 2006); Especialista em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC – 2009); Especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – 2018) e Mestre em Direito, área de concentração Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS ? 2016).

Professor assistente no Curso de Especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade (PUC/COGEAE/SP ? 2017 até o presente). Docente na disciplina Gestão Púbica e Meio Ambiente, no MBA da Universidade de São Caetano do Sul (USCS ? 2013-2018). Docente convidado desde 2006 para ministrar aulas sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos na disciplina HSA-5747 – Política e Gestão Ambiental, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Área de Concentração Saúde Ambiental, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Nas atividades profissionais exercidas no Poder Legislativo como Secretário Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e Câmara dos Deputados de 2003 à 2013, formulou tecnicamente projetos de lei e acompanhou as seguintes tramitações: Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/2010, bem como a Política Estadual de Resíduos Sólidos de São Paulo, Lei nº 12.300/2006); áreas contaminadas; biodiversidade; pagamentos por serviços ambientais; eficiência energética e regulamentação da profissão de gestor ambiental.

Como gestor público exerceu o cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente da cidade de Ferraz de Vasconcelos / SP (2014-15), promoveu significativos avanços na gestão ambiental do município conforme ranking do Programa Município Verde Azul (2015), com destaque na concepção e implementação de políticas e projetos de gestão integrada de resíduos sólidos e formulação e aplicação da Politica Municipal de Educação Ambiental.

Em atividades institucionais foi Conselheiro no Conselho Superior de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (COSEMA/FIESP 2015-2018) e Diretor de Meio Ambiente e Turismo Sustentável da Confederação Nacional do Turismo (CNTur). De 2016 à 2019 na da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, exerceu o Cargo de Coordenador na Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO) onde concebeu e coordena programas, projetos, planos e publicações nas áreas: Associativismo e Cooperativismo de Produtores Rurais; Segurança Alimentar e Nutricional e Abastecimento de Alimentos.

Exerce ainda as funções de Secretário Executivo da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como do Conselho Estadual de Segurança Alimentar de São Paulo. De 2019 até o presente foi designado como Coordenador Executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura e meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

Saiba Mais:

http://lattes.cnpq.br/3058291869404162

José Valverde Machado Filho | LinkedIn

Entre em contato

Se ainda tiver alguma dúvida, fique a vontade para nos contatar que retornaremos assim que possível.

BISA, a plataforma que revoluciona a gestão das boas práticas nas organizações