Consuelo Yoshida

Mestre e Doutora em Direito (USP). Integrante do Corpo Docente das Escolas Superiores de Magistratura do Ministério Público, Coordenadora de Cursos de Especialização, e Desembargadora Federal

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestre em Direito das Relações Sociais (1992) e doutora em Direito pela mesma universidade (2001). Professora Assistente Doutora do Departamento VI, “Direitos Difusos e das Relações Internacionais” da Faculdade de Direito da PUC/SP e do Núcleo de Pesquisa “Direitos Difusos e Coletivos” do Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC/SP.

Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade (PUC/COGEAE/SP) e do Centro de Estudos e Pesquisas Tecnológicas em Direito Minerário Ambiental (CEPDMA/PUC/SP). Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado do Centro Universitário Salesiano de São Paulo-UNISAL/Lorena-SP, Área de concentração “Concretização dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos”.

Desembargadora Federal e atualmente Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Presidente da Comissão Gestora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes do TRF3 (NUGE) e integrante do Grupo Decisório do Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal. Procuradora da República e Procuradora Regional da República em São Paulo (1991-2002). Assessora Jurídica Concursada da Câmara Municipal de São Paulo (1988-1991).

Membro da Diretoria Colegiada da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região – EMAG (2006-2010; 2016-2018) e da Escola Superior do Ministério Público da União (2000-2002). Integrante dos Conselhos da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (2019-….) e da Escola Nacional de Formação de Magistrados – ENFAM/STJ (2007-2008). Coordenadora da Justiça Federal na Escola Nacional da Magistratura – ENM (2004-2010).

Participa do corpo docente de Escolas da Magistratura, do Ministério Público, de Cursos de Especialização e do corpo editorial de periódicos. Associada Fundadora da Associação dos Professores de D. Ambiental (APRODAB).

Áreas de atuação profissional e acadêmica: Processo Civil, Processo Coletivo, Direito Ambiental.

Palestrante e autora de publicações sobre temas ambientais, jurisdicionais, direitos fundamentais, políticas públicas, justiça conciliativa, desjudicialização.

Saiba mais em: http://lattes.cnpq.br/6376624087344424

Entre em contato

Se ainda tiver alguma dúvida, fique a vontade para nos contatar que retornaremos assim que possível.

BISA, a plataforma que revoluciona a gestão das boas práticas nas organizações